Como funciona a criação de uma ONG? Veja as etapas de forma detalhada

As ONG’s possuem iniciativas no mundo inteiro e são uma passo importante para minimizar os problemas sociais que enfrentamos. Quanto mais ONG’s puderem sem criadas, mais famílias e mais causas ambientais poderão ser atendidas.

Muita gente têm interesse em um trabalho filantrópico como esse, objetivando abrir uma ONG para trabalhar a favor da comunidade. Mas como será que funciona o processo de abertura dessa instituição?

Preparando um passo a passo para que você possa compreender a função da ONG e saber qual o procedimento para inciá-la. Confira:

Entenda o que é uma ONG

Você pode ter uma ideia do que é essa instituição e o que ela pode proporcionar, mas para liderar um projeto como esse, é necessário ter muito conhecimento. As Organizações Não Governamentais (ONGs) visam defender uma causa política sem nenhum fim lucrativo e dentro dessas informações estão diversos outros aspectos como: apoio financeiro, contas a pagar, entre outros.

Escolha a sua causa

Existem diversos problemas sociais, ambientais e morais que precisam de suporte e uma das características mais interessantes sobre essas organizações, é que você defender qualquer causa. O ideal é que você escolha pelo que você quer lutar, a fim de começar campanhas e conduzir pessoas que possuam afinidade com a sua ideia. A escolha da causa é essencial para definir o rumo da sua ONG.

Procure apoio financeiro

Como mencionado, as ONGs são instituições que não possuem fins lucrativo e por isso, todos os projetos e contas serão mantidos a partir de doações. O quanto antes você conseguir apoio financeiro para a sua causa, melhor para garantir o apoio que você quer oferecer para a sua comunidade. É importante conquistar grandes investidores, mas vale lembrar que toa ajuda é bem vinda e não se pode pensar grande sempre quando o assunto é doação.

Elabore a proposta de Estatuto

Agora que você já conferiu os primeiros passos para abrir uma ONG, é hora de falar de processo burocráticos. O primeiro deles é a elaboração do Estatuto, ou seja, a criação do projeto que você vai apresentar como causa da ONG. É importante mencionar que depois dessa criação, você deve se reunir com os seus colaboradores para aprovar o Estatuto.

Registre-se legalmente

Você deverá, primeiramente, realizar a lavratura da escritura do imóvel no qual a ONG estará instalada. Depois disso, é preciso fazer o registro na Receita Federal. Caso tenha dúvidas, entre em contato com a instituição. Também é necessário realizar uma inscrição na Secretaria da Receita Estadual. Se existirem funcionários na sua ONG, os mesmo deverão ser registrados na Delegacia Regional do Trabalho.